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segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Apresentação pessoal na podologia... A primeira impressão é a que fica!

O cuidado com a apresentação pessoal conta muitos pontos para a formação da opinião das pessoas sobre o profissional.
Assim como as empresas têm que se preocupar com a embalagem do produto ou a estrutura física de suas lojas, o profissional que quiser passar uma boa impressão tem que ficar atento à sua “embalagem” pessoal, sua postura, linguagem, voz e vestuário, ou seja, como ele se mostra para o mundo.

Cuidados imprescindíveis com você.

- Cabelos: curtos ou presos com a touca
- Barba feita (homens)
- Mãos: unhas curtas e com esmalte claro (podologia é área da saúde, portanto é antiético usar um esmalte escuro em um atendimento, o cliente nunca vai saber o que você esconde debaixo das suas unhas).
- Dentes: limpos e escovados
- Roupas: discretas, brancas e impecáveis.
- Pés: calçados brancos e impecáveis (calçados abertos não adianta nada. OS sapatos é uma parte dos materiais de epi’s que se deve utilizar obrigatoriamente para que não respingue nenhum resíduo contaminado em você).
- Adornos e maquiagem: discretos
- Desodorante de alta proteção.

Durante o procedimento é proibido:

- Usar pulseiras, relógios, colares, anéis e brincos.
Grandes;
- Deixar os cabelos longos fora da touca;
- Comer ou beber (acho que dá para esperar acabar de atender ao invés de ficar mastigando um belo sanduíche de pernil enquanto se faz um curativo em um granuloma piogenico). Argh... isso serio realmente horrível.
- Atender sem avental.


O profissional ao atender seu cliente deve:

- Calçar sapatos fechados
- Vestir avental branco
- Colocar luvas descartáveis
- Colocar touca descartável
- Colocar óculos de proteção ao utilizar lixas ou
cortar as lâminas.

Erros mais comuns com o cliente.

(1) Pontualidade nos Compromissos - Uma regra básica que, apesar de indispensável, é uma das mais desrespeitadas. Para profissionais, atrasar e deixar um cliente esperando é uma atitude injustificável.
Simplesmente não se pode atrasar, salvo se ocorrer uma situação absolutamente imprevisível. E, neste caso, é preciso telefonar avisando com antecedência e remarcando o mais rápido possível o atendimento.
Ahh, caso contrario o cliente terá a impressão de desleixo, e provavelmente não voltará tão cedo.
(2) Uso do Celular - No meio de um atendimento com um cliente, deve-se evitar sacar o celular e engatar um bate-papo, deixando o presente como espectador de um "show" que não pediu para ver. A única exceção pode ser aberta quando se está aguardando uma notícia importante e, mesmo assim, o cliente deve ser avisado e se deve pedir licença para atender a chamada. Esse tipo de ação só poderá ser feita em ultimo caso, mais jamais atenda o celular no meio de um atendimento e deixe o cliente como um bobo esperando a sua boa vontade de voltar a atendê-lo, uma que você está de luvas e vai acabar tendo contaminação de ambas as partes, e outra que o cliente não quer saber se você não falou com seu namorado hoje.
(3) Organização do local de trabalho – O local não precisa ser enorme mais sim organizado, com instrumentos e utensílios no lugar. Os clientes se alegram quando entram em um gabinete com o chão limpo, cortinas e persianas bem colocadas, um aroma gostoso e tranquilo no ar, mobília e instrumentos já prontos para o uso. Ninguém quer entrar em um gabinete e ficar esperando o podólogo passar um pano no chão e arrumar a sua bancada de trabalho enquanto fica falando de suas peripécias no trabalho... seria assustador. Após cada atendimento faça a limpeza do instrumental e da sala.

Ter responsabilidade com o cliente é importantíssimo para se conservar uma boa relação de trabalho com ele.

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